XVIII Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã

Grupos de Trabalho (GTs)

NESTA EDIÇÃO TODOS OS GRUPOS DE TRABALHO DA CBCC TERÃO MODALIDADES PRESENCIAL E REMOTA, BASTA ESCOLHER NO MOMENTO DA SUBMISSÃO DE SEU RESUMO EM QUAL DELAS DESEJA PARTICIPAR

GT1 – COMUNICAÇÃO POPULAR, COMUNITÁRIA E CIDADÃ

Ementa: Teorias e resultados de pesquisa empírica sobre a comunicação popular, comunitária e alternativa e demais expressões de comunicação cidadã em suas intersecções com o exercício da cidadania nas interfaces com classe social, gênero, geração, etnia, religião, regionalismo e migrações na construção da cidadania. A comunicação no contexto dos movimentos sociais, sindicais, comunidades e organizações não governamentais, mediada e não mediada por tecnologias. Análises das apropriações dos meios tradicionais e das mídias e redes sociais digitais pelos movimentos populares. Comunicação/Mídia e Educação. A participação popular na comunicação. Políticas de comunicação e democratização da comunicação. O direito à comunicação.

Coordenador: Rozinaldo Antonio Miani (UEL)
Vice-coordenadora: Celia Regina Trindade Chagas Amorim (UFMA) 

__________________________________________________________________________

GT2 – CULTURAS POPULARES, IDENTIDADES E CIDADANIA

Ementa: Processos de comunicação cidadã relacionados com as culturas populares. Manifestações populares e identidades culturais. Hip hop, culturas urbanas e cidadania. Espaço, comunicação e cidadania. Ação cultural, comunicação e contra-hegemonia. Interculturalidade e cidadania. Direitos humanos e de cidadania na contemporaneidade. Diversidade cultural, comunicação e minorias. Comunicação, gênero, etnias, juventudes e doenças sociais na tecnocultura. Territorialidades, produção cultural e cidadania. Religiosidade popular e identidades culturais.

Coordenadora: Beatriz Dornelles (PUC-RS)
Vice-coordenadora: Rita Simone Barbosa Liberato (UFS e SESC)

__________________________________________________________________________

GT3 – REDES SOCIAIS E ATIVISMO MIDIÁTICO

Ementa: Participação cidadã e protagonismo midiático. Tipos de midiativismo. Midiativismo no contexto de redes sociais, coletivos, ONGs e suas expressões comunicativas, estéticas e políticas. Pesquisas sobre apropriações e os usos das tecnologias, plataformas e dispositivos da informação e da comunicação na ampliação da cidadania. O ativismo cívico em blogs, redes sociais online, plataformas digitais por parte de ativistas das mídias alternativas. Comunicação e redes de articulação, mobilização, colaboração como resistência.

Coordenador: Adilson Vaz Cabral Filho (UFF)
Vice coordenador: Juarez Tadeu de Paula Xavier (Unesp-Bauru)

__________________________________________________________________________

GT4 – PRÁTICAS PROFISSIONAIS E FORMAÇÃO CIDADÃ EM COMUNICAÇÃO

Ementa: O ensino de comunicação e compromisso social do comunicador. Meios de comunicação locais e desenvolvimento social. A prática cidadã em meios de comunicação (nacionais, regionais e locais). Observatórios de mídia. Ética, interesse público e a crítica midiática. Conceitos e estudos de práticas de relações públicas comunitárias e de publicidade social. As experiências de editoração na ampliação de vozes cidadãs. O jornalismo alternativo: histórico, conceitos e atualizações nas práticas sociais.

Coordenador: Juciano de Sousa Lacerda (UFRN)
Vice-coordenadora: Vania Beatriz Vasconcelos de Oliveira (Embrapa – Roraima)

__________________________________________________________________________

GT5 – CIDADANIA COMUNICATIVA EM TEMPOS DE DESORDEM INFORMACIONAL (TEMA CENTRAL DO EVENTO)

Estudos sobre as posturas dos meios de comunicação em relação aos direitos da pessoa humana e de cidadania. A comunicação cidadã em suas intersecções com o exercício da cidadania. Mídias na construção da democracia. Direitos humanos, cidadania na contemporaneidade, distorções e as distopias que marcam o momento presente, aqui sintetizado em palavras como desigualdade digital, infodemia, direito à comunicação, fake news, desordem informacional, cidadania e desinformação. O pressuposto, aqui, é o direito à informação, observando o impacto da pesquisa em Ciências da Comunicação sobre a desinformação e as fake news e o papel social das instituições de ensino e de pesquisa neste processo.

Coordenadora: Jaqueline Lemos Martins (Universidade São Judas)