Grupos de Trabalho

GT1 – MEIOS E PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO PARA A CIDADANIA
Ementa: Teorias e resultados de pesquisa empírica sobre a comunicação popular, comunitária e alternativa e demais expressões de comunicação cidadã em suas intersecções com o exercício da cidadania nas interfaces com classe social, gênero, geração, etnia, religião, regionalismo e migrações na construção da cidadania. A comunicação no contexto dos movimentos sociais, sindicais, comunidades e organizações não governamentais, mediada e não mediada por tecnologias. Análises das apropriações dos meios tradicionais e das mídias e redes sociais digitais pelos movimentos populares. Comunicação/Mídia e Educação. A participação popular na comunicação. Políticas de comunicação e democratização da comunicação. O direito à comunicação.

GT2 – CULTURAS POPULARES, IDENTIDADES E CIDADANIA
Ementa: Processos de comunicação cidadã relacionados com as culturas populares. Manifestações populares e identidades culturais. Hip hop, culturas urbanas e cidadania. Espaço, comunicação e cidadania. Ação cultural, comunicação e contra-hegemonia. Interculturalidade e cidadania. Direitos humanos e de cidadania na contemporaneidade. Diversidade cultural, comunicação e minorias. Comunicação, gênero, etnias, juventudes e doenças sociais na tecnocultura. Territorialidades, produção cultural e cidadania. Religiosidade popular e identidades culturais.

GT3 – REDES SOCIAIS E ATIVISMO MIDIÁTICO
Ementa: Participação cidadã e protagonismo midiático. Tipos de midiativismo. Midiativismo no contexto de redes sociais, coletivos, ONGs e suas expressões comunicativas, estéticas e políticas. Pesquisas sobre apropriações e os usos das tecnologias, plataformas e dispositivos da informação e da comunicação na ampliação da cidadania. O ativismo cívico em blogs, redes sociais online, plataformas digitais por parte de ativistas das mídias alternativas. Comunicação e redes de articulação, mobilização, colaboração como resistência.

GT4 – PRÁTICAS PROFISSIONAIS E FORMAÇÃO CIDADÃ EM COMUNICAÇÃO
Ementa: O ensino de comunicação e compromisso social do comunicador. Meios de comunicação locais e desenvolvimento social. A prática cidadã em meios de comunicação (nacionais, regionais e locais). Observatórios de mídia. Ética, interesse público e a crítica midiática. Conceitos e estudos de práticas de relações públicas comunitárias e de publicidade social. As experiências de editoração na ampliação de vozes cidadãs. O jornalismo alternativo: histórico, conceitos e atualizações nas práticas sociais.

GT5 – COMUNICAÇÃO CIDADÃ: GÊNERO, RAÇA, DIVERSIDADE E REDES COLABORATIVAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA (TEMA CENTRAL DO EVENTO)
Ementa: Os temas de gênero, raça, diversidade, assim como a criação de redes colaborativas se tornaram ainda mais evidentes em nossa sociedade contemporânea e foram intensificadas pelas discussões e o isolamento físico promovido pela Pandemia da Covid-19. O mundo experimenta uma grande mudança em todos os níveis. São forças poderosas, que quebram paradigmas e transformam estruturas centenárias em várias esferas, chamando as sociedades à revisão de conceitos antes tidos como “naturais” ou “normais”, tendo como resultado expressões com outras formas de pensar e agir no âmbito da coletividade. Assim, para uma mudança social efetiva será necessário construir outros padrões estruturais de convivência social, em que prevaleça o bem comum, a justiça social, a equidade, o respeito, a dignidade humana, entre tantas outras transformações necessárias e urgentes. É com essa perspectiva ampliada que o GT5 receberá estudos científicos e relatos de experiência, que abordem às questões de gênero, raça e diversidade, a fim de ampliar a discussão sobre esses temas motrizes, possibilitando assim o diálogo amplo, diversificado e suas diversas formas de saber e fazer.