A ABPCom está com chamadas abertas para sua inédita iniciativa de divulgação científica: os Cadernos ABPCom, um novo espaço para o conhecimento cidadão.

Neste ano está prevista a publicação de duas edições temáticas, a primeira tem prazo de submissão até o dia 20 de junho e tem como temática a “Mídia Cidadã na interface com a Educação”.

São convidadas e convidados todas e todos pesquisadores que tem interesse na área, assim como comunicadoras e comunicadores populares que trabalhem dentro do eixo da comunicação e educação.

As submissões devem ser feitas exclusivamente no email: ciencia@abpcom.com.br.

Abaixo seguem as normas completas para submissão, caso deseje clique aqui para baixar.

EDITAL 01/2022

Chamada para Caderno Temático da ABPCom – Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã


O Edital 01/2022 dos Cadernos Temáticos ABPCom convida pesquisadores e
comunicadores da área em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã para às duas edições de 2022.

No primeiro semestre deste ano, o Caderno trará o tema sobre produção
de Mídia Cidadã na interface com a Educação e no segundo semestre, a temática abordará a atuação de coletivos de comunicação popular, movimentos sociais e outros grupos alternativos em regiões periféricas na América Latina.

  1. Disposições Gerais:
    Os cadernos terão seis artigos completos e uma entrevista. Na primeira edição as pesquisadoras Mariana Ferreira Lopes e Luzia Mitsue Yamashita Deliberador devem abrir o caderno temático como convidadas, e na segunda edição, Cicilia Krohling Peruzzo e Rozinaldo Antonio Miani são os convidados.

    Os artigos devem ser enviados para o e-mail da Diretoria Científica:
    ciencia@abpcom.com.br, nos prazos estabelecidos na chamada, e devem ser originais e formatados pelas Normas de estilo da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, especialmente as NBR 6023, NBR 6028 e NBR10520, descritas de forma resumida no item 3 deste edital.

    No texto de artigo científico estabelece-se para os Cadernos Temáticos a extensão entre 45.000 e 60.000 caracteres com espaço, já para a entrevista entre 25.000 e 40.000 caracteres com espaço.

    A estrutura dos artigos deve conter título, resumo e de três a cinco palavras-chave. Assim como Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências Bibliográficas.
    Não há taxas de inscrição ou submissão.
    Os textos devem ser enviados em formato editável para o e-mail supracitado e aguardar confirmação de recebimento da Diretoria Científica, no prazo de dois dias úteis. Com o texto submetido deve ser enviada a autorização de publicação autoral antiplágio no
    formato do ANEXO I.
  2. Dos Prazos de Envio e Publicação:

2.1 Do primeiro Caderno Temático “Mídia Cidadã na interface com a Educação” os textos e entrevistas devem ser encaminhados entre 18 de abril à 20 de junho e a publicação do caderno sairá na segunda quinzena de julho de 2022.

2.1.1 Os pareceres serão enviados a partir de 01 de julho.

2.2 Do segundo Caderno Temático “Atuação de coletivos de comunicação popular, movimentos sociais e outros grupos alternativos em regiões periféricas na América Latina” os textos e entrevistas devem ser encaminhados entre 08 de agosto à 03 de outubro e a publicação do caderno sairá na segunda quinzena de novembro de 2022.

2.2.1 Os pareceres serão enviados a partir de 17 de outubro.

2.3 Cronograma:

2.3.1 Caderno Temático I

Abertura da Chamada18 de abril
Período de Submissão18 de abril à 20 de junho
Pareceres da Diretoria CientíficaA partir de 01 de julho
Publicação do CadernoSegunda quinzena de julho

2.3.2 Caderno Temático II

Abertura da Chamada08 de agosto
Período de Submissão08 de agosto à 03 de outubro
Pareceres da Diretoria CientíficaA partir de 17 de outubro
Publicação do CadernoSegunda quinzena de
novembro

3. Das Normas Científicas:

3.1 O texto em artigo científico estabelece-se a extensão entre 45.000 e 60.000 caracteres com espaço e as entrevistas entre 25.000 e 40.000 caracteres com espaço.

3.2 No artigo científico recomenda-se desenvolver: Introdução, Metodologia, Referencial Teórico, Resultados, Discussão, Considerações Finais e Referências.

3.3 O título do artigo deve estar em caixa alta com fonte Times New Roman 12.

3.4 O(s) autor(es) deve(m) informar os dados biográficos em nota de rodapé (nome do autor, indicar a titulação máxima, vinculo profissional e e-mail).
3.5 Os textos devem ser digitados em Word, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento de 1,5 e alinhamento justificado, exceto a lista de “Referências” que deve estar em espaçamento simples, corpo 11 e com alinhamento à esquerda. A primeira linha deve ter parágrafo de 1,25 cm. A margem superior deve estar em 3cm, à esquerda 3cm, à direita 2cm e a inferior 2cm. Os tópicos de Introdução, Metodologia, Referencial teórico e Resultados e discussão (e outros) devem estar em negrito, fonte 12, alinhado à esquerda, em caixa alta e numerados. As Considerações Finais e Referências seguem o mesmo padrão mas sem numeração.

3.6 As citações podem ser diretas ou indiretas. Citações diretas, literais ou textuais inseridas no texto com até três linhas são incluídas no próprio texto, entre aspas, no formato (AUTOR, data, página). Quando as citações passarem de três linhas, devem estar em recuo de 4 cm da margem esquerda, em corpo 11, em espaço simples entre linhas e, assim, devem aparecer em parágrafo(s) destacado(s) do texto corrido. 3.7 Em citações indiretas a fonte também deverá ser citada (AUTOR, data, página) dentro
do próprio parágrafo em que estão expostas as ideias do autor.

3.8 As notas de rodapé devem ser usadas apenas para acrescentar informações relacionadas ao texto e complementações em que os autores julgarem complementares ao entendimento do texto.

3.9 Todas as citações bibliográficas do texto devem compor as referências, no final do texto.

3.10 Quando são citados livros, capítulos, artigos e trabalhos científicos com até três autores, mencionam-se todos, na ordem em que aparecem na publicação. Os nomes vêm separados por ponto e vírgula. Se há mais de três autores, menciona-se até o terceiro, seguido da expressão et al.

3.11 Em referência de monografia, livros, folhetos etc. expressa-se: autor, título – em negrito, subtítulo (se houver), edição (se houver), local, editora e data de publicação. Espaçamento simples entre as linhas, fonte 11 e Alinhamento à esquerda.

Exemplo: BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. 5. ed. São Paulo:
Papirus, 2004.

3.12 Como exemplo de referência de entrevista:

Exemplo: SALGADO, Clóvis. O Brasil de Clóvis Salgado. [Entrevista cedida a] Norma de Góes de Monteiro. Belo Horizonte: Museu Histórico Abílio Barreto, 2007.

3.13 Como exemplo de referência para pessoa jurídica, como órgãos governamentais, empresas, associações, instituições, entre outros. A entrada se faz pela forma conhecida ou como se destaca no documento, por extenso ou abreviada.

Exemplo: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROFESSORES DE LITERATURA
PORTUGUESA. Encontro Brasileiro de Professores de Literatura Portuguesa. Curitiba: Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa, 2003.

3.14 Como exemplo de referência de eventos tais como seminários, congressos, simpósios entre outros, a entrada deve ser feita pelo nome do evento, por extenso e em letras maiúsculas, seguido do seu número de ocorrência (se houver), ano e local de realização e idioma do documento.

Exemplo: SIMPÓSIO DE PESQUISA DA FEUSP, 1., 1994, São Paulo. Anais do I Simpósio de Pesquisa da FEUSP. São Paulo: USP, 1994, 522 p.

3.15 Como exemplo de referência de monografia no todo em meio eletrônico, inclui também livros e/ou folhetos e trabalhos acadêmicos em meio digital ou eletrônico (disquetes, CD-ROM, DVD, online e outros). Devem ser acrescidas a descrição física do suporte (CD, DVD, pen drive, e-book, Blu-ray disc, e outros).

Exemplos: BEZERRA, Valéria Saldanha. Açaí congelado. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2007. E-book.

PADOVANI, Carlos Roberto. Bioestatística. São Paulo: Cultura Acadêmica:
Universidade Estadual Paulista: 2012. E-book. (Coleção estatística). ISBN: 9788579832659. Disponível em: http://www.santoandre.sp.gov.br/pesquisa
/ebooks/342199.PDF&gt. Acesso em: 17 abr. 2022.

3.16 Como exemplo de referência de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) disponível na internet.

Exemplo: ALEXANDRINO, Jéssica Sousa. Caracterização das propriedades leiteiras do Assentamento Alegria, Marabá–Pa. 2016. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá, 2016. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/handle/123456789/462. Acesso em: 17 abr. 2022.

3.17 Como exemplo de referência de artigo em revista científica.

Exemplo: NERI, Marcelo. Desigualdade e pobreza em alta. Economistas, Brasília, DF, ano 8, n. 26, p. 14-19, out./dez. 2017.

3.18 Como exemplo de referência de artigo em revista científica consultados no ambiente eletrônico.

Exemplo: MATOS, Odilon Nogueira de. Resenha de: História da América Latina. Revista de História, São Paulo, v. 40, n. 81, p. 253-254, 2017. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/128979. Acesso em: 17 abr. 2022.

  1. Observações Finais:
    4.1 Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria Científica e Diretoria da ABPCom.
    4.2 Demais informações sobre o edital podem ser obtidas pela Diretoria Científica, e-mail ciencia@abpcom.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *