Iniciativa tem como objetivo divulgar o conhecimento ligado à comunicação comunitária e cidadã e tem como primeiro tema as relações entre a Mídia Cidadã e a Educação.

O projeto foi elaborado direção 2021-2023 e reúne texto de diversos pesquisadores da área da Comunicação organizados em cinco capítulos.

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O primeiro texto “Letramento Midiático: instrumentalização fundamental para o exercício da cidadania”, de Priscila Romero Sanches, docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL), aborda os elementos da educação midiática e as políticas públicas do país.

Já o trabalho “COMCOM UNB: a construção de um programa de formação estudantil para a mobilização e intervenção social”, de autoria de autoria coletiva, apresenta a iniciativa realizada na Universidade de Brasília, que este ano recebe a XVII Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã e o Seminário Alaic, em outubro deste ano.

O texto “Espaços de diálogo e a construção de novas perspectivas comunitaristas a partir da publicidade social na caminhada Jane’s Walk em Nova Friburgo”, de Suelen de Aguiar conta como a publicidade pode ser um caminho útil para os diálogos coletivos.

O quarto capítulo, também de autoria coletiva e liderado pela Profª Dra. Camila Escudero, “Revista imprensa jovem: breve relato de uma experiência de ensino, pesquisa e extensão no contexto da educação e comunicação” aborda o projeto realizado entre Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo (SME-SP) e
a Universidade Metodista de São Paulo.

Por fim, o quinto capítulo desta edição “Educomunicação na educação formal: formação cidadã para o desenvolvimento sustentável na Amazônia”, também de autoria coletiva, mostra como é possível construir outros caminhos comunicacionais também em espaços marcados pelas discussões ambientais.

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