XVII Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã                     XI Seminário Alaic

Grupos de Trabalho (GTs) / Grupos de Trabajo (ABPCOM)

NESTA EDIÇÃO TODOS OS GRUPOS DE TRABALHO DA CCBC TERÃO MODALIDADES PRESENCIAL E REMOTA, BASTA ESCOLHER NO MOMENTO DA SUBMISSÃO DE SEU RESUMO EM QUAL DELAS DESEJA PARTICIPAR

GT1 – COMUNICAÇÃO POPULAR, COMUNITÁRIA E CIDADÃ

Ementa: Teorias e resultados de pesquisa empírica sobre a comunicação popular, comunitária e alternativa e demais expressões de comunicação cidadã em suas intersecções com o exercício da cidadania nas interfaces com classe social, gênero, geração, etnia, religião, regionalismo e migrações na construção da cidadania. A comunicação no contexto dos movimentos sociais, sindicais, comunidades e organizações não governamentais, mediada e não mediada por tecnologias. Análises das apropriações dos meios tradicionais e das mídias e redes sociais digitais pelos movimentos populares. Comunicação/Mídia e Educação. A participação popular na comunicação. Políticas de comunicação e democratização da comunicação. O direito à comunicação.

Coordenador e email: Adilson Vaz Cabral Filho (UFF) – gt1.abpcom@gmail.com

__________________________________________________________________________

GT2 – CULTURAS POPULARES, IDENTIDADES E CIDADANIA

Ementa: Processos de comunicação cidadã relacionados com as culturas populares. Manifestações populares e identidades culturais. Hip hop, culturas urbanas e cidadania. Espaço, comunicação e cidadania. Ação cultural, comunicação e contra-hegemonia. Interculturalidade e cidadania. Direitos humanos e de cidadania na contemporaneidade. Diversidade cultural, comunicação e minorias. Comunicação, gênero, etnias, juventudes e doenças sociais na tecnocultura. Territorialidades, produção cultural e cidadania. Religiosidade popular e identidades culturais.

Coordenadora e email: Beatriz Correa Pires Dornelles (UFRGS) – gt2.abpcom@gmail.com

__________________________________________________________________________

GT3 – REDES SOCIAIS E ATIVISMO MIDIÁTICO

Ementa: Participação cidadã e protagonismo midiático. Tipos de midiativismo. Midiativismo no contexto de redes sociais, coletivos, ONGs e suas expressões comunicativas, estéticas e políticas. Pesquisas sobre apropriações e os usos das tecnologias, plataformas e dispositivos da informação e da comunicação na ampliação da cidadania. O ativismo cívico em blogs, redes sociais online, plataformas digitais por parte de ativistas das mídias alternativas. Comunicação e redes de articulação, mobilização, colaboração como resistência.

Coordenador e email: Rozinaldo Antonio Miani (UEL) gt3.abpcom@gmail.com

__________________________________________________________________________

GT4 – PRÁTICAS PROFISSIONAIS E FORMAÇÃO CIDADÃ EM COMUNICAÇÃO

Ementa: O ensino de comunicação e compromisso social do comunicador. Meios de comunicação locais e desenvolvimento social. A prática cidadã em meios de comunicação (nacionais, regionais e locais). Observatórios de mídia. Ética, interesse público e a crítica midiática. Conceitos e estudos de práticas de relações públicas comunitárias e de publicidade social. As experiências de editoração na ampliação de vozes cidadãs. O jornalismo alternativo: histórico, conceitos e atualizações nas práticas sociais.

Coordenador e email : Juciano de Sousa Lacerda (UFRN) gt4.abpcom@gmail.com

__________________________________________________________________________

GT5 – CIDADANIA COMUNICATIVA EM TEMPOS DE DESORDEM INFORMACIONAL (TEMA CENTRAL DO EVENTO)

Estudos sobre as posturas dos meios de comunicação em relação aos direitos da pessoa humana e de cidadania. A comunicação cidadã em suas intersecções com o exercício da cidadania. Mídias na construção da democracia. Direitos humanos, cidadania na contemporaneidade, distorções e as distopias que marcam o momento presente, aqui sintetizado em palavras como desigualdade digital, infodemia, direito à comunicação, fake news, desordem informacional, cidadania e desinformação. O pressuposto, aqui, é o direito à informação, observando o impacto da pesquisa em Ciências da Comunicação sobre a desinformação e as fake news e o papel social das instituições de ensino e de pesquisa neste processo.

Coordenadoras e email: Luzia M. Y. Deliberador (Fac. Maringá) e Mariana Ferreira Lopes (UnB) E-mail: gt5.abpcom@gmail.com

EN ESPAÑOL

EN ESTA EDICIÓN TODOS LOS GRUPOS DE TRABAJO DEL CCBC TENDRAN MODALIDADES PRESENCIAL Y A DISTANCIA, SOLO ELIGE EN CUAL DE ELLAS QUIERES PARTICIPAR AL ENVIAR TU RESUMEN

GT1 – COMUNICACIÓN POPULAR, COMUNITARIA Y CIUDADANA

Teorías y resultados de investigaciones empíricas sobre la comunicación popular, comunitaria y alternativa y otras expresiones de la comunicación ciudadana en sus intersecciones con el ejercicio de la ciudadanía en las interfaces con clase social, género, generación, etnia, religión, regionalismo y migraciones en la construcción de ciudadanía. La comunicación en el contexto de los movimientos sociales, sindicatos, comunidades y organizaciones no gubernamentales, mediada y no mediada por tecnologías. Análisis de apropiaciones de medios tradicionales y medios digitales y redes sociales por parte de movimientos populares. Comunicación/Medios y Educación. Participación popular en la comunicación. Políticas de comunicación y democratización de la comunicación. El derecho a la comunicación.

Coordinador y email: Adilson Vaz Cabral Filho (UFF) – gt1.abpcom@gmail.com

__________________________________________________________________________

GT2 – CULTURAS POPULARES, IDENTIDADES Y CIUDADANÍA

Procesos de comunicación ciudadana relacionados con las culturas populares. Manifestaciones populares e identidades culturales. Hip hop, culturas urbanas y ciudadanía. Espacio, comunicación y ciudadanía. Acción cultural, comunicación y contra hegemonía. Interculturalidad y ciudadanía. Derechos humanos y ciudadanía en la contemporaneidad. Diversidad cultural, comunicación y minorías. Comunicación, género, etnias, juventud y enfermedades sociales en la tecno cultura. Territorialidades, producción cultural y ciudadanía. Religiosidad popular e identidades culturales.

Coordinadora y email: Beatriz Correa Pires Dornelles (UFRGS) – gt2.abpcom@gmail.com

__________________________________________________________________________

GT3 – REDES SOCIALES Y ACTIVISMO MEDIÁTICO

Participación ciudadana y protagonismo mediático. Tipos de mediativismo. El mediativismo en el contexto de las redes sociales, colectivas, ONG y sus expresiones comunicativas, estéticas y políticas. Investigación sobre apropiaciones y usos de tecnologías, plataformas y dispositivos de información y comunicación en la expansión de la ciudadanía. Activismo cívico en blogs, redes sociales en línea, plataformas digitales de activistas de medios alternativos. Redes de comunicación y articulación, movilización, colaboración como resistencia.

Coordinador y email: Rozinaldo Miani (UEL) – gt3.abpcom@gmail.com

__________________________________________________________________________

GT4 – PRÁCTICAS PROFESIONALES Y FORMACIÓN CIUDADANA EN COMUNICACIÓN

La enseñanza de la comunicación y el compromiso social del comunicador. Los medios locales y el desarrollo social. Práctica de ciudadanía en los medios de comunicaciones (nacionales, autonómicas y locales). Observatorios de medios. Ética, interés público y crítica mediática. Conceptos y estudios de prácticas de relaciones públicas comunitarias y publicidad social. Experiencias editoriales en la ampliación de las voces ciudadanas. Periodismo alternativo: historia, conceptos y actualizaciones en las prácticas sociales.

Coordinador y email: Juciano de Sousa Lacerda (UFRN) – gt4.abpcom@gmail.com

__________________________________________________________________________

GT5 – CIUDADANÍA COMUNICATIVA EN TIEMPOS DE DESORDEN INFORMATIVO (TEMA CENTRAL DEL EVENTO)

Estudios sobre las posturas de los medios de comunicación en relación a los derechos de la persona humana y la ciudadanía. La comunicación ciudadana en sus intersecciones con el ejercicio de la ciudadanía. Los medios en la construcción de la democracia. Derechos humanos, ciudadanía contemporánea, distorsiones y distopías que marcan el momento presente, aquí resumidos en palabras como desigualdad digital, infodemia, derecho a la comunicación, fake news, desorden informacional, ciudadanía y desinformación. El supuesto aquí es el derecho a la información, señalando el impacto de la investigación en Ciencias de la Comunicación sobre la desinformación y las fakenews y el papel social de las instituciones de enseñanza e investigación en este proceso.

Coordenadoras y emails: Luzia M. Y. Deliberador (Fac. Maringá) y Mariana Ferreira Lopes (UnB) – gt5.abpcom@gmail.com