A Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã realiza próximo dia 19 de março, às 10h (horário de Brasília), em seu Canal de Youtube o primeiro Webinário do ano, refletindo sobre o tema “Mulheres Jornalistas: da profissionalização à redefinição de um campo de investigação”.

Participam como convidadas as professoras doutoras Filipa Subtil, que integra a Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa e o Laboratório de Comunicação Aplicada em Comunicação e Média; e Maria Cristina Gobbi, pesquisadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (PPGMiT) da UNESP.

As investigadoras têm atuado em projetos com foco na interface gênero e mídia. Na ocasião a docente Filipa Subtil abordara a temática “Das origens da profissionalização das mulheres jornalistas em Portugal aos efeitos do neoliberalismo e da digitalização na sua condição” e a professora Maria Cristina Gobbi trará uma reflexão sobre o campo da comunicação a partir da perspectiva de gênero.

O Webnário faz parte da agenda regular da Associação dentro do cronograma de eventos prévios à Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã, que neste ano acontecerá no período de 08 a 10 de outubro na Universidade Federal de Tocantis.

Acompanhe nosso Webnário pelo link da Associação: https://www.youtube.com/channel/UCMsIgCZR3J2wFoBtUd-r5wA

Saiba mais sobre as nossas convidadas:

Filipa Subtil – Doutora em Ciências Sociais (especialização em Sociologia Geral) pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Foi visiting scholar no Departamento de Comunicação Pública da Universidade de Navarra, Espanha (2019), na Universidade Cardinal Stefan Wyszynski , Varsóvia, na Polónia (2017-2018), no Departamento de Communication Studies da Universidade do Iowa, Iowa City (2010), e no Muhlenberg Collegue, Allentown (2008), nos EUA. Tem publicado artigos e capítulos de livros nas áreas da sociologia da comunicação, teoria social dos media e nas temáticas que cruzam os estudos de jornalismo e media com as questões de género. Co-editora e autora de Os Três D dos Media: desigualdade, desprofissionalização e desinformação (Outro Modo, 2021), Media and Portuguese Empire (Palgrave Macmillan, 2017). Em 2006, publicou o livro Compreender os Media. As Extensões de McLuhan (Coimbra: MinervaCoimbra). É coorganizadora do livro Um outro jornalismo é possível. Os media alternativos em Portugal (Outro Modo, 2024).

Maria Cristina Gobbi – Livre-Docente em História da Comunicação e da Cultura Midiática na América Latina (2014). Presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã (ABPCom), gestão 2019 – 2021 e Secretária executiva, gestão 2017-2019. Foi bolsista do Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA) – ano 2010-2013. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (2008-2019) da Universidade Estadual Paulista – UNESP. Foi vice-coordenadora (2009-2017) e professora do mestrado profissional (2009-2019) do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (PPGMiT) da UNESP.