Data de publicação: 28/02/2013

Publicado em: Catálogo de Teses e Dissertações Capes

Escrito por: Joana Brandão Tavares

Esta dissertação analisa as informações de autoria de povos indígenas produzidas para cibermeios com o objetivo de investigar como se dá a circulação dos conteúdos dessas publicações. Para analisar esse objeto, foi preciso sistematizar as principais características, usos e funções destas informações, aqui chamadas de ciber-informações nativas. A partir do aporte teórico das teorias do jornalismo alternativo, comunitário, público e participativo buscou-se compreender a função política e social destas informações na esfera pública e, assim, apreender seu potencial de circulação. A cobertura das organizações jornalísticas sobre povos indígenas também foi analisada, de forma que fosse possível compreender as inter-relações, reais e possíveis, entre diversas formas de comunicação na esfera pública. A metodologia utilizada foi a do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJOL) e os procedimentos metodológicos adotados foram entrevistas, questionários e análise de conteúdo das publicações dos cibermeios indígenas e jornalísticos. Conclui-se que os indígenas incorporaram as dinâmicas da sociedade em rede, da convergência e a política democrática e o modus operandi do jornalismo de publicização da informação desenvolvendo negociações que permitam alcançar objetivos individuais e comunitários. Observou-se três limitações na cobertura jornalística sobre povos indígenas: falta de diversidade de fontes, ausência da perspectiva indígena e simplificação da realidade indígena. As causas para essas limitações foram analisadas e articuladas no conceito de geografia da notícia, que busca descrever como as relações entre profissionais, técnica e deontologia jornalística, fontes e contexto cultural resultam no conhecimento transmitido nas notícias. (*) Esta trabalho teve na sua banca examinadora dois membros mais o orientador, tendo em vista que o mesmo estava sob o regimento do POSJOR anterior e legislação superior, que permitiam ao orientador fazer parte da avaliação.

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